clique aqui para fazer sua inscrição
não esqueça de trazer seu livro

Casa-conceito instalada em container foi uma das atrações da sétima edição do Congresso Nacional Moveleiro

Sob o tema “repense a forma e reinvente o mercado”, evento aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro de 2016, sinalizando tendência de consumo; programação incluiu também encontro de negócios para empresas do setor.

Uma casa-conceito, montada dentro de um container, sob o mote “mudança pede mudança”, e alinhada à ideia “repense a forma e reinvente o mercado”, tema da sétima edição do Congresso Nacional Moveleiro, foi uma das atrações do evento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), nos dias 14 e 15 de setembro de 2016, em Curitiba.

Assinada pela arquiteta e designer Katalin Stammer, a instalação, uma casa completa, com sala, cozinha, quarto e banheiro, apresentou tendências de consumo já identificadas pelo setor em linhas de produtos à disposição no mercado. “O espaço simula ambientes compactos e traz o desafio de como encontrar soluções quando há pouco espaço, uma tendência dos grandes centros urbanos nos dias de hoje”, afirma Katalin.

A sétima edição do congresso ampliou a discussão sobre o atual cenário enfrentado pelo setor no país – a indústria moveleira foi uma das mais impactadas com a crise brasileira. Os temas destaques para a programação da edição foram: Indústria 4.0, soluções e tendências, inovação para competitividade e redução de custos operacionais.

A ideia em 2016 foi fomentar a cadeia produtiva nacional por meio de ações de capacitação (workshop, palestras e exposições) e negócios. “Em paralelo, o objetivo foi também pautar o comportamento e a tendência de consumo, em consequência do enfrentado atualmente pelo setor, diante da crise econômica nacional”, pontua Nilson Violato, coordenador técnico do evento.

Entre os palestrantes, participou o diretor industrial da Embraer, Alexandre Solis, que fez uma análise de cenários e a cadeia de valor na tomada de decisões estratégicas para a empresa. Também esteve no Congresso, o autor de 5 livros e consultor em vendas, Eduardo Tevah, que falou sobre como repensar a forma e reinventar o mercado moveleiro. E o consultor do Sebrae Elpidio Moreira Costa falou sobre os desafios para a redução dos custos operacionais.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego de 2014, o Paraná ocupa a segunda colocação em geração de empregos e o terceiro posto em números de estabelecimentos se comparado ao segmento nacional.

Premiação

Durante o Congresso, aconteceu a premiação da Oficina Pregos e Cavacos do Sesi e Senai no Paraná. Alunos do Colégio Sesi e Senai desenharam móveis seguindo o tema “ O Móvel do Futuro – como será o móvel de 2020”. Dez esboços foram selecionados por uma comissão e os alunos do curso de Design de Móveis do Senai de Arapongas adaptaram e produziram os móveis.  As peças foram expostas no Congresso e a dupla vencedora foi revelada.

Conexão Paraná-Stuttgart
Por seu histórico de envolvimento com o setor moveleiro, o Senai no Paraná realiza anualmente em parceria com a Escola Técnica de Stuttgart, da Alemanha, o Projeto de Móveis. Como oportunidade para o Senai na atualização técnica e o aperfeiçoamento dos docentes e alunos, a partir do contato com novas técnicas e tecnologias, mais a promoção de intercâmbio cultural, o projeto realizado entre julho e agosto de 2016 na unidade do Senai em São José dos Pinhais resultou em um atendimento a um cliente (simulado) que desejava mobiliar a sala de sua residência com móveis únicos.

Três alunos e dois professores das unidades do Senai de São José dos Pinhais e União da Vitória, além de cinco estudantes e dois professores alemães, estiveram envolvidos no projeto, o que reforça a possibilidade da troca de experiência e conhecimento entre os estudantes e docentes envolvidos.
O projeto seguiu a temática da Marcenaria Fina. Conforme conta a gerente da unidade do Senai de São José dos Pinhais, Taís Mire Lopes, “o objetivo do projeto nesse ano de 2016 foi rejuvenescer essa profissão atraindo interesse das pessoas nessa carreira”.

 

Serviço

8º Congresso Nacional Moveleiro
Quando
: Dias 21 e 22 de setembro de 2017.
Onde: Campus da Indústria Fiep – Centro de Convenções Horácio Coimbra: avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico, Curitiba, PR.
Inscrições: gratuitas, mediante a doação de um livro.
Faça sua inscrição clicando aqui

 

Veja também