Imagem Destaque

Confira as novidades da programação do 9º Congresso Nacional Moveleiro

publicado em 02/08/2018 por Assessoria

Industriais, empresários do varejo, arquitetos, profissionais de design, decoração, marketing e vendas e estudantes terão uma grande oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de fechar bons negócios durante o 9º Congresso Moveleiro promovido pelo Sistema Fiep. Este ano, o evento acontece de 15 a 17 de agosto, no Centro de Eventos Expoara, em Arapongas, norte do Paraná

O tema desta edição é Virtual + Real – Convergir para gerar vantagem competitiva. Já na abertura a previsão é de casa cheia para prestigiar a palestra da empresária Luiza Helena Trajano, diretora da rede de lojas Magazine Luiza, que vai levar o case de mercado “Magalu e a era digital”. Ela pretende aproveitar a ocasião para falar de empreendedorismo, digitalização, governança e futuro do país. E avisou: “espero que todos vão dispostos a quebrar paradigmas e aprender com a troca de experiências”, sugeriu.

Além disso, o evento terá foco em tendências e novidades do design. Marina Otte Butzke, professora universitária e arquiteta especialista em design, vai apresentar um case de mercado da indústria; Mônica Barbosa, colunista de design da revista Caras, vai tratar de “Cores, Formas e Tendências do design contemporâneo; Ana Brum, diretora do Centro Brasil de Design, vai abordar o design como estratégia de agregação de valor; Marcelo Villin Prado, diretor do IEMI – Inteligência de Mercado, vai falar sobre “Cenários do mercado moveleiro inovação & competitividade”; e os empresários Hugo Santos e Benício José de Oliveira Filho, falarão sobre “Tecnologia disruptiva: inovação na indústria tradicional”.

Para quem busca oportunidades de negócios, Sebrae/PR e ABIMÓVEL pretendem alavancar o encontro entre compradores e empresários do setor moveleiro e fomentar vendas. Os Encontros de Negócios do Sebrae terão de 30 a 40 compradores nacionais, como lojistas, grandes redes varejistas, redes de hotéis e de franquias, universidades e operadores de e-commerce do Paraná, Santa Catarina e de São Paulo. Do outro lado, podem se inscrever para a agenda de negociações empresas e expositores participantes do congresso, apresentando seus produtos e estreitando laços comerciais. A expectativa é promover 350 encontros nos três dias de congresso. Caravanas de todas as regiões do estado estão sendo mobilizadas para o evento.

Já quem está de olho no mercado externo, a ABIMÓVEL, em parceria com a Apex-Brasil, promoverá rodadas de negócios internacionais entre indústrias moveleiras e compradores de diversos países. A agenda contará com cerca de 50 importadores do Chile, Colômbia, Peru, Panamá (abrangendo a América Central), México, Estados Unidos, Europa e Emirados Árabes Unidos (com expansão para os países do Golfo/Norte da África). O objetivo é consolidar a região Norte do Paraná como referência na produção de móveis, ampliando a competitividade e abrindo novos mercados aos empresários do setor.

Além de inúmeras palestras, debates e encontros de negócios, o Congresso também vai premiar os novos talentos. Dez projetos de móveis inovadores, desenvolvidos por alunos do Colégio Sesi do Paraná, estarão em exposição por meio de protótipos baseados em realidade virtual e aumentada. Eles foram desenvolvidos em trabalhos curriculares dos estudantes, na oficina de aprendizagem denominada Entre Pregos e Cavacos, em que os alunos são desafiados a buscar soluções para o mercado moveleiro, e também, a participar do concurso criando um design inédito de um móvel. O tema deste ano é “No mundo híbrido, a indústria está sob demanda”. Os autores de 10 projetos pré-selecionados irão apresentá-los no evento. Quem “vender” mais móveis será o campeão. Os vencedores ganharão uma viagem para um congresso internacional e visitações culturais no local do evento.

Na mesma linha, acontece o Hackathon, uma maratona em que profissionais de diferentes áreas serão desafiados a construir soluções aplicáveis em máquinas que auxiliem a indústria moveleira na era da manufatura digital. Após uma etapa classificatória, os melhores trabalhos participam da fase final, que acontece durante o Congresso. Os selecionados podem contar com ajuda de mentores para auxiliá-los em seus projetos. No total, serão R$ 7 mil em prêmios aos participantes.

E para complementar a programação, acontece também a exposição Casa & Mobília, resultado de uma pesquisa que previu que o design de móveis se tornaria cada vez mais democrático, fazendo parte da vida das pessoas de todas as classes sociais. Com o tema “Entre e fique à vontade”, a mostra tem curadoria do Centro Brasil Design, que traz o conceito do morar sob o olhar de produtos que possuem identidade e significado. Das  milhares de fotos da pesquisa, foram selecionadas 30 imagens que serão expostas em 40 painéis, agrupadas por ambientes de uma casa, onde será possível notar a evolução no consumo mobiliário.

E para quem quer conferir a realidade do mercado, o Congresso dividirá o espaço com a MostraMóveis, que também acontece no Expoara. Serão 60 expositores de diferentes segmentos na indústria moveleira de São Paulo, Paraná e Santa Catarina apostando em novidades e ampliando relacionamento com lojistas para impulsionar as vendas de fim de ano.

O Congresso será encerrado com chave de ouro, na tarde do dia 17 de agosto, com a palestra do economista e velejador Amyr Klink. Com o tema “Estratégia e Planejamento – do real ao digital para acertar”, ele vai falar sobre as dificuldades de realizar projetos com autonomia de dois, três anos e de como mudar de rumos é um processo dinâmico no contexto dos negócios, da competitividade e do mercado.

As inscrições para o 9º Congresso Moveleiro podem ser feitas pelo site www.congressomoveleiro.org.br e são gratuitas. Para garantir a presença é preciso fazer a doação de um livro no momento do credenciamento, nos dias do evento.

Sobre o Congresso Nacional Moveleiro

Referência no setor moveleiro nacional, o Congresso já está na nona edição e reúne oportunidades para empresários do setor de somar forças, compartilhar experiências e alavancar negócios para todo o mercado. Com isso, pretende estimular a criatividade e também ser elo para a geração de negócios.

Serviço:

9º Congresso Nacional Moveleiro
Data: 
15 a 17 de agosto
Local: Arapongas, no Centro de Evento Expoara

Crédito: Divulgação

voltar
Logos